Denúncias
afirmam que desde o ano passado, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal
não confecciona novas carteiras de identificação para os artesãos. O motivo
seria o fim do contrato com a empresa responsável por criar novos documentos. O
órgão nega a informação.
Sem
a confecção das carteiras, profissionais que tiveram seus documentos furtados,
roubados, perdidos ou extraviados, ficam sem trabalhar.
Esse
documento é exigido até para a utilização de banheiros na Administração de
Taguatinga, quando a exposição é realizada na Praça do Relógio. Segundo
denúncias, muitas mulheres precisaram usar o banheiro do posto de apoio aos
taxistas, que não tem porta.
Segundo
a secretaria, o cadastramento e a emissão da Carteira Nacional do Artesão e a
Carteira Nacional do Trabalhador Manual funcionam normalmente. De acordo com o
órgão, atualmente há 8882 artesãos e 1055 trabalhadores manuais cadastrados.
De
acordo com o órgão, o artesão interessado em se cadastrar, ou recadastrar, deverá
telefonar ou enviar e-mail para artesanato@setur.df.gov.br ou comparecer à
Unidade de Gestão do Artesanato com agendamento prévio para demonstração da
produção artesanal. O prazo para entrega do documento é de até 10 dias úteis
Segunda-feira,
29 de janeiro, 2018 ás 00hs05
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