As
empresas fabricantes de cigarro já podem usar nas embalagens as novas imagens
de advertência sobre os riscos do uso do cigarro para a saúde. A Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução com nove imagens
de advertência sanitária, que devem ocupar toda a parte frontal das embalagens
de cigarro fabricado no Brasil.
A
mudança será obrigatória a partir de 25 de maio do ano que vem, mas os
fabricantes que preferirem já podem fazer a mudança. O novo modelo gráfico
prevê o alerta aos fumantes também na lateral da embalagem, que tem novo modelo
para a mensagem de proibição de venda do produto a menores de 18 anos, em fundo
vermelho.
A
cor de destaque das imagens é o amarelo, que, segundo a Anvisa, dá maior
visibilidade para as mensagens, que têm temas como câncer de boca, cegueira,
envelhecimento, fumante passivo, impotência sexual, infarto, trombose e
gangrena, morte e parto prematuro. A lateral da embalagem continua preta, mas
deve constar um alerta de perigo sobre produto tóxico,
A
nova resolução vale para todos os produtos fumígenos, como cigarro, charuto,
fumo de cachimbo, fumo de narguilé e rapé, entre outros. Passado o prazo de 25
de maio, as embalagens antigas não devem mais ser produzidas, distribuídas,
expostas à venda nem comercializadas. Caso não cumpra a determinação, a empresa
fabricante pode ser punida por infração sanitária, com pagamento de multas que
chegam a R$ 1,5 milhão.
Segundo
a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte
evitável, no mundo. Além disso, 63% das pessoas que morrem por doenças crônicas
não transmissíveis adquiriram a doença por conta do tabagismo. (ABr)
Domingo,
17 de dezembro, 2017 ás 13hs00
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