contato

Contato: ispgoias@gmail.com

Seguidores

quarta-feira, 13 de junho de 2012

CONHEÇA BENEFÍCIOS DO BANHO DE SOL PARA BEBÊS


Oportunidade de passeio prazeroso e relaxante, o banho de sol, além de ser benéfico para a saúde do bebê, é o momento oportuno para aumentar os laços entre pais e filhos.  “O principal benefício para o bebê é a síntese de vitamina D, que previne o raquitismo. Além disso, a icterícia neonatal fisiológica, comum nos primeiros dias de vida, melhora muito com a exposição adequada ao sol. Dar um passeio para o banho de sol do bebê é também uma oportunidade para levá-lo a outros ambientes, apresentá-lo a novos estímulos, além de ser uma chance para os pais saírem da rotina e relaxarem um pouco na companhia do pequeno”, avalia Denise Lellis, pediatra com título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Desde os primeiros dias de vida, os bebês podem tomar banho de sol, principalmente, aqueles com icterícia, segundo Lellis. Mas, assim como os adultos, a exposição solar em crianças necessita de alguns cuidados. “É importante lembrar que a exposição excessiva aos raios ultravioletas pode ser maléfica à saúde da pele, já que 70% a 80% das radiações que causam câncer de pele na vida adulta foram recebidas na infância. 

Para evitar que o bebê seja exposto a raios UV de maior intensidade, é preciso que o banho de sol seja feito antes das 10h ou após as 16h. Pode ser feito em qualquer lugar, inclusive em casa, mas não vale deixar o vidro da janela fechado. O problema de dar banho de sol no bebê com a barreira de um vidro é que ele filtra boa parte dos raios solares benéficos, a exposição direta aos raios solares é mais recomendável”, explica a pediatra.

Respeitar os horários e o tempo de exposição do bebê ao sol são os cuidados mais importantes.  “Nos primeiros dias de vida é recomendável que a criança fique exposta ao sol por poucos minutos, pois a pele muito fina do bebê pode queimar facilmente. Recomenda-se, então, que o bebê tome banho de sol por 5 a 10 minutos nos primeiros 15 dias de vida. Depois, você pode aumentar este tempo gradativamente para até 20 minutos ao dia.

 É importante lembrar que as crianças que têm boa qualidade na alimentação não necessitam de mais de dois minutos de sol para que ocorra a síntese adequada de vitamina D. É recomendável não deixar o bebê com poucas roupas, apenas de fralda ou nu, e sem proteção no rostinho. Então, um body não muito quente e um chapeuzinho são indispensáveis”, avalia a pediatra, lembrando que o filtro solar só é liberado para crianças maiores de seis meses, pois a pele muito fina e sensível fica predisposta a sintomas como irritação, alergias e intoxicações.

Outro cuidado importante é proteger o bebê do calor ou do frio excessivos. “No frio, o banho de sol pode ser dado expondo somente o rostinho e as mãozinhas sem problemas. No calor, é preciso oferecer água para as crianças que não estejam mais em aleitamento materno exclusivo. Para crianças maiores e adultos, intercalar sol e sombra é uma boa dica para não expor a pele de forma excessiva ao sol, o que pode causar queimaduras e desidratação. 

É importante lembrar que em qualquer idade a exposição ao sol por mais de uma hora pode não ser benéfica”, aconselha a especialista, apontando ainda que esta hora pode ser uma boa oportunidade para o pai estar junto ao filho: “os pais de primeira viagem sabem o quanto a chegada de um bebê transforma a vida de um casal. Em especial aquele que assume a maior parte dos cuidados do bebê pode cair numa rotina cansativa.

 Então, passeios, por mais curtos e simples que sejam, são boas oportunidades para os pais estarem com os pequenos. Sair de casa para um passeio afasta a família do estresse da rotina e facilita o diálogo entre os pais e com o bebê. 

É um momento de atenção exclusiva quando os pais podem ver, ouvir e conhecer melhor as reações de seu filho. Uma boa chance de se entregar a novas e intrigantes sensações da maternidade e da paternidade”, finaliza.

Quarta – feira 13/6/2012 ás 19:40h
Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário