contato

Contato: ispgoias@gmail.com

Seguidores

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS ANIVERSARIANTE ILUSTRE




Águas Lindas de Goiás, antes conhecida como Parque da Barragem, pertencia ao município de Santo Antônio do Descoberto. Há uns 22 anos havia apenas cerrado, com algumas fazendas e chácaras na região e um clube chamado Águas Lindas. 

A existência da rodovia BR-070, corredor de saída de Distrito Federal, propiciou o fluxo de muitas famílias vindas de Brasília e outras cidades próximas, que foram se aglutinando às suas margens, gerando posteriormente a explosão demográfica atual.

O movimento para tornar Águas Lindas, município começou em 1993, quando ainda era conhecido como Parque da Barragem. Em 12 de março de 1993 a Lei 182/93 do então prefeito municipal de Santo Antônio do Descoberto, José Elias Lobo criou o Distrito de Águas Lindas de Goiás. No mesmo ato, a lei instituiu um administrador para o novo distrito, que foi o então vereador José Eduardo Andrade (PMDB), que na época, apesar de atuar na câmara municipal de Santo Antônio do Descoberto, já morava no Parque da Barragem. Começava então a luta para emancipação política e o desligamento administrativo do município de Santo Antônio do Descoberto. Do movimento, na época, participaram personalidades políticas e comunitárias, como os então senadores Mauro Miranda, Iris Rezende e Onofre Quinam, os deputados Federais Sandro Mabel, Barbosa Neto, os vereadores José Eduardo Andrade, Francisco Leite e Ademilton Félix, o diretor da Associação dos Moradores da Barragem, Ricardo Horta Alvarenga, José Correia Filho e o então governador de Goiás Maguito Vilela.

Finalmente a emancipação do município se deu após um abaixo assinado conduzido por lideranças locais, culminando com o plebiscito no Parque da Barragem, realizado em 12 de outubro de 1995, data em que se comemora o aniversário da cidade. Em 1996 foi feita a primeira eleição para o governo municipal, sendo eleito para prefeito Ordalino Garcia de Melo e para vice, José Eduardo de Andrade ambos do PMDB, juntamente com mais 07 vereadores.
 
Origem do nome
 Segundo moradores pioneiros, a origem do nome da cidade é uma homenagem à uma nascente próxima à cidade chamada Águas Lindas e o nome foi sugerido em reunião pelo senhor Bené da Madeireira.

Formação Administrativa

    Distrito criado com denominação de Águas Lindas de Goiás, pela lei municipal nº 182, de 12-03-1993, subordinado ao município de Santo Antônio do Descoberto.

 Elevado à categoria de município com a denominação de Águas Lindas de Goiás, pela lei estadual nº 12797, de 27-12-1995, desmembrado de Santo Antônio do Descoberto.

No ano 2000, seu Brasão e a bandeira foram criados pelo Jornalista Valério A.P.B da Rocha e a letra do Hino da cidade foi uma composição da prof. Erotides de Sousa Melhorem.  

 (Fonte de pesquisa Carlos Mossoró)

Quinta-feira, 12 de outubro, 2017 ás 00hs05

Nenhum comentário:

Postar um comentário