contato

Contato: ispgoias@gmail.com

Seguidores

sexta-feira, 15 de junho de 2012

RECICLAGEM: A ARTE DA TRANSFORMAÇÃO.




Texto : Afrânio Pedreira =

O químico francês, Antoine Laurent de Lavoisier, considerado o pai da química moderna já dizia que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Certíssimo ele. Que o diga os cooperados da Associação dos Setores Coimbra e Bela Vista (Ascobel), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com suas oficinas de reciclagem, principalmente a em que garrafas pets se transformam em primorosas vassouras para serviços de limpeza pesada, como de garis.


Batizado de Ecopet, o curso objetiva sensibilizar os participantes, principalmente os jovens, para o reaproveitamento das garrafas, através do trabalho cooperativo na perspectiva da geração de trabalho e renda. “A idéia é fazer com que as pessoas, os jovens, aprendam um ofício e com isto possa ter renda”, diz Santina Camargo,  presidente da Ascobel, que já existe há nove anos e que sempre teve uma atuação tímida. Devido à parceria com a Incubadora Social e Solidária da Universidade de Brasília (UnB), uma modalidade do Programa Multincubadora de Empresas do Centro de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico da universidade, que valoriza formas de produção, ganhou força em 2006. Há três anos, com o apoio da Prefeitura de Águas Lindas por meio de sua secretaria de Ação Social, Cidadania e Trabalho, as atividades do projeto deslancharam de vez. “Graças ao prefeito Geraldo Messias e a Dona Luzia, a Ascobel agora vai ter endereço fixo. Ganhamos o terreno para construir nossa sede”, comemorou Santina.

Enquanto a sede, que vai ser estabelecida na divisa do Setor Coimbra com o Pérola II, não for construída, os encontros dos futuros fazedores de vassouras vão sendo realizados no salão de múltiplas funções da Secretaria de Ação Social, Cidadania e Trabalho. As matérias primas do empreendimento são garrafas pets, usadas para fazer as cerdas das vassouras, madeiras e arame para amarração.

As garrafas pets são adquiridas de várias maneiras como doações e trocas. Todo o maquinário, tanto o de cortar as garrafas quanto os de cortar a madeira, foram cedidas pela Incubadora da UnB. A madeira está sendo doada pela Cooperativa Sonho de Liberdade da Cidade Estrutural (DF). “Ainda bem que temos vários parceiros. Graças a eles e à prefeitura de Águas Lindas, nosso projeto está tendo maior impulso”, celebra a presidente da Ascobel.

Uma vez os jovens capacitados e trabalhando de forma cooperado, segundo a presidente da associação, o rendimento mensal individual, considerando a capacidade de produção diária de 12 vassouras confeccionadas e vendidas a R$ 10,00 cada, totaliza R$ 3,6 mil. “Estamos tendo vagas. Os interessados podem nos procurar”, disse Santina.

“Um dinheirinho bom. Nós enquanto poder local temos obrigação de incentivar todo e qualquer tipo de capacitação e aperfeiçoamento de mão-de-obra”, disse a primeira dama e secretária de Ação Social, Cidadania e Trabalho, Luzia de Fátima.

Fotos : Beto Castanheiro

Sexta – feira 15/6/2012 ás 15:05h
Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário