contato

Contato: ispgoias@gmail.com

Seguidores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

INSTITUTO SOCORRO PIRES: UM LUGAR DE TRANSFORMAÇÕES


Texto: Afrânio Pedreira

A partir de agora, não só donas de casa, mas também jovens e adolescentes de todas as idades e sexo, principalmente do Jardim Pinheiros I e circunvizinhanças que querem aprender corte e costura; fazer sabonetes artesanais; customizar roupas, sandálias, porta retratos, caixas de presentes e outros, fazer bonecas de pano, feltro e em EVA; gastronomia, principalmente de saladas e massas e marcenaria, tem endereço certo em Águas Lindas de Goiás.

Trata-se do Instituto Socorro Pires, que foi inaugurado na manhã desta terça-feira, dia 28.02, com direito a corte de fita, descerramento de placa e prestigiado por várias autoridades e a comunidade beneficiária. A instituição que não tem fins lucrativos e neste momento abre as portas graças a doações de populares; entidades comerciais; a secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal e algumas autoridades como o secretário de Defesa Civil e o vice governador do DF, está localizada na Quadra 23, Lote 15 do jardim Pinheiros I. O local, sob a presidência de Jucilene Garcez, a partir da próxima segunda-feira, dia 05.03, começa suas atividades com uma turma de reciclagem e outra para fabricação de sabonetes artesanais, cada uma com 25 alunos e totalmente grátis. Para os filhos das aprendizes de ofício e que estão inscritas no programa 2º Tempo do governo federal, a instituição pretende oferecer aulas de artes marciais como judô, karatê, tai know e jiu jitsu.

Conforme a homenageada, que inclusive leva o nome do instituto pelos anos de serviços sociais prestados a comunidades carentes de Águas Lindas, Socorro Pires, o novo espaço tenciona capacitar e profissionalizar pessoas, principalmente donas de casa para que as mesmas possam, uma vez qualificadas, vender suas obras e ajudar na renda familiar. “Elas vão aprender aqui, fazer em suas casas nas horas vagas e vender. Vai ser um dinheirinho que vai entrar e vai ajudar nas despesas”, destacou. 


Para a primeira dama do município e secretária de Ação Social, Luzia de Fátima, a fundação do instituto vem somar ao trabalho que é desenvolvido pela sua pasta. “Esse instituto vai ser de grande ajuda e valia. A secretaria de Ação Social não consegue atender plenamente a demanda da nossa comunidade para capacitação. Com os cursos oferecidos as pessoas vão poder ter uma renda própria”, celebrou Luzia de Fátima.

Já a presidente do Conselho Municipal de Ação Social (CMAS), Jamaica Lúcia, que pretende promover feiras artesanais no município, vislumbra o aumento do material humano para a aquisição das peças que serão expostas no futuro. “Vamos ter muito material para expor. Sabemos que Águas Lindas é um celeiro de artistas artesãos”, comemora ela que aproveita e apela para que as entidades assistenciais da cidade procurem o CMAS para recadastramento. Conforme ela é sabido que em Águas Lindas existem cerca de 300 entidades registradas. Destas, 105 inscritas no conselho, mas somente 38 estão regularmente legalizadas.


O Instituto Socorro Pires tem como padrinho o vice governador do DF, Tadeu Filipelli e como presidente de honra o secretário de Defesa Civil do DF, Paulo Roberto de Matos.
Socorro -Aleandra_Luzia

Texto: Afrânio Pedreira
Fotos: Beto Castanheiro
 Terça - feira 28/2/2012 ás 14:05
Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário