contato

Contato: ispgoias@gmail.com

Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

AS AGUASLINDENSES NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Um mercado essencialmente masculino
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Geraldo Messias e a primeira dama e secretária de Ação Social, Luzia de Fátima fizeram questão de marcar presença na cerimônia inaugural de lançamento do programa “Mulheres na Construção”. Uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), vinculado ao Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon) e o Instituto Federal de Brasília (IFB). 

A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira, (29.2), no auditório da Administração Regional de Taguatinga (DF) e teve participação de mulheres de várias classes sociais. O programa, que objetiva capacitar ainda este ano 440 mulheres para o trabalho na Construção Civil nas áreas de azulejista e pintor, oferece duas turmas para as mulheres de Águas Lindas, a primeira cidade do Entorno a ser beneficiada. Com isto, a Sudeco vai investir cerca de R$ 1,1 milhão para a realização dos cursos que terá a duração de quatro meses. De imediato, estão sendo oferecidas 200 vagas na cidade de Samambaia e, conforme o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, em menos de dois meses, mais 240 vagas, sendo 40 para Águas Lindas. Aqui, o curso será ministrado em uma unidade móvel que está sendo equipada. “É um caminhão bem grande com excelente espaço físico e com todas as ferramentas que um operário da construção civil precisa para desempenhar suas atividades”, esclareceu Marcelo. 

“Para o nosso município é uma conquista. Nossa cidade encontra-se em franca expansão imobiliária. Tenho certeza de que muitas das mulheres que farão o curso serão absorvidas pelo mercado de trabalho”, destacou o prefeito Geraldo Messias. 

Para o superintendente da Sudeco, o programa, que está com as inscrições abertas até 15 de março, com início das aulas marcado para dois de abril, nada mais é do que uma iniciativa voltada para a inclusão social e produtiva da mulher. Segundo ele, dados revelam que no Centro-Oeste, onde a construção civil é uma atividade econômica muito aquecida, apenas 4% da mão-de-obra é feminina. “Temos que aumentar esse percentual”, enfatizou. 

“Isso é muito bom para o município. Vai aumentar o nosso índice de capacitação profissional”, ressaltou a secretária de Ação Social, Luzia de Fátima. Segundo ela, de pretendentes para o curso em Águas Lindas, já existem 800 mulheres pré inscritas. 

Para se inscrever no programa é preciso ter acima de 16 anos e comprovar estar desempregada e ter baixa renda. Cada participante vai receber uma bolsa estudantil no valor de R$ 200 e o Sinduscon/DF vai estar encarregado da inserção das alunas no mercado de trabalho, por meio de contrato temporário, em caráter experimental. Inscrições De 1 a 15 de março na Secretaria de Ação Social, próximo à Igreja São Pedro, no Setor 9. 

Texto: Afrânio Pedreira

Quarta – feira 29/2/2012 ás 20:30h

Nenhum comentário:

Postar um comentário